Pré Natal na visão do Pediatra Integrativo

OS PRIMEIROS MIL DIAS: o início da vida do bebê, desde o período de gestação até o segundo ano de vida possui grande influência na saúde de toda a vida criança! É o período em que cada célula do corpo está sendo formada e programada. Quanto menos toxinas, mais nutrientes e melhor o ambiente, mais saúde! Por isso, também é conhecido como “INTERVALO DE OURO”! Atitudes tomadas neste período podem mudar o destino da criança, tanto em relação ao crescimento e desenvolvimento, quanto em questões intelectuais e sociais! ⠀

Está comprovado que os fatores ambientais modificam a expressão dos nossos genes. Cerca de 20% dos nossos genes são influenciados por fatores hereditários e até 80% é influenciado por fatores ambientais:⠀

• Medicamentos
  • Estresse
  • Infecções
  • Exercícios
  • Nutrição
  • Intoxicações (pesticidas, agrotóxicos, metais pesados)
  • Emoções

Pensando em tantas coisas que o mundo moderno trouxe para nós, tenho um protocolo para atendimento de gestantes e “tentantes”, um programa imperdível de gestação e pré natal saudável. Tenho muito a te contar se o seu objetivo é realmente a PREVENÇÃO de doenças, SAÚDE e ESCOLHAS SAUDÁVEIS:

• Dicas de enxoval: produtos mais saudáveis e mais adequados para o bebê
  • Orientação nutricional e de suplementação materna com foco no bebê
  • Orientações sobre golden hour, via de parto, vacinação, exterogestação e amamentação
  • Prevenção de alergias e uso racional de medicamentos
  • Orientações sobre estilo de vida saudável, intoxicações ambientais, atividade física e muito mais!

Suas decisões modificam a saúde e as habilidades de aprendizado do seu filho! Cuidado e carinho desde o início ⠀

Quero engravidar: os 100 dias antes dos 1.000 dias COMO PREPARAR O ORGANISMO PARA UMA GESTAÇÃO?

Você tem problemas digestivos, muito estresse, horários inadequados de sono e descanso, déficits nutricionais, alergias não controladas, problemas dentários ou simplesmente apresenta distúrbios de humor? Será que seu corpo está preparado para receber um bebê?

As mulheres nascem com folículos “pausados” em um estágio de maturação. A cada ciclo menstrual, liberamos 1 óvulo maduro. O folículo recomeça seu processo de maturação cerca de 3 meses antes de liberar o óvulo. Sendo assim, se você PLANEJA tentar engravidar, os cuidados devem começar, no mínimo, 3 meses antes e, idealmente, 6-12 meses antes!!

Como dito, até 80% das doenças genéticas possuem influência de fatores ambientais! Seguem algumas coisas que PREVINEM o aparecimento de DOENÇAS no bebê:

• - Preparar o organismo com boa qualidade de micronutrientes
  • Otimizar o funcionamento do intestino e buscar o estabelecimento de uma microbiota saudável
  • Reduzir intoxicações ambientais (desde água, alimentos, objetos de uso pessoal, cosméticos...) e utilizar técnicas de detox quando necessário
  • Avaliação por dentista (odontologia biológica)
  • Ter hábitos saudáveis de atividade física, sono e alimentação
  • Utilizar técnicas de controle de stress e uso racional de medicamentos

Sabemos como a saúde pode ser otimizada com pequenas modificações de hábitos. Mas mais do que isso, sabemos que o MELHOR MÉTODO DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS para a criança, e também o MAIS EFICAZ, é a FAMÍLIA ter HÁBITOS SAUDÁVEIS!!!! Em especial quando pensamos nas doenças metabólicas que avassalam nossa população, como sobrepeso e obesidade, dislipidemias, diabetes...

Não esqueçam que os papais também precisam se cuidar!! Metade da carga genética vem de vocês �� Comece hoje a construir o futuro que deseja para seu filho! Procure um médico para te orientar sobre saúde e qualidade de vida!