Ortopedia

Ortopedia

Trata-se da especialidade médica que cuida das afecções do aparelho locomotor. Envolve o tratamento de lesões ligamentares , articulares , musculares e ósseas (fraturas). Atualmente, seus profissionais costumam se subespecializar nos principais grupos articulares: Coluna, Ombro e Cotovelo, Mão, Quadril, Joelho e Pé e tornozelo.Além dos principais grupos, temos também a sub especialidade de oncologia ortopédica (câncer ósseos) e medicina esportiva, sendo esta voltada a saúde do atleta e suas patologias relacionadas. A Leben Klinik dispõe de atendimento de ortopedia geral e médicos especialistas em patologias da coluna vertebral e do Joelho.

Patologias da Coluna Vertebral

Atualmente 70% da população já teve ou terá algum episódio de dor lombar. Hoje configura umas das principais causas de procura a serviços de pronto atendimento (Pronto- Socorro). Devido as nossas relações com o trabalho (ergonômicas, sobrecargas) e sedentarismo associado, a nossa coluna está sujeita a disfunções, que nos leva a esses episódios de dor. Além dessas causas, um especialista em patologias da coluna trata de doenças como hérnias de disco, escoliose, canal vertebral estreito, espondilolisteses (escorregamento de vértebras), fraturas da coluna e tumores de coluna.

Apesar de possuir diversas causas para dor, a maioria dos tratamentos para as patologias em questão não são cirúrgicos, mas sim de tratamento clínico. Ao longo dos seus 30 anos de experiência, a Leben Klinik possui vasta experiência em tratamentos clínicos tais como acupuntura, laserterapia e terapias por radiofrequência para alívio das dores.Dr. Rafael Ritter é médico especialista em coluna e com ampla experiência em tratamentos de suas patologias. Realiza procedimentos minimamente invasivos (infiltrações, denervações facetárias, discectomias percutâneas, descompressões medulares), cirurgias por via endoscópica (tratamento de hérnias de disco), correção de deformidades da coluna (escolioses, cifoses e cifoescolioses) e patologias degenerativas. .

Patologias do Joelho

A articulação do joelho é basicamente formada por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, os quais estão unidos pela cápsula articular dos ligamentos e dos músculos, parte que estrutura a coxa e a panturrilha. A união destas três estruturas ósseas formam duas articulações, a patelofemoral e a tibiofemoral, existindo uma relação mecânica entre elas. Lesões no joelho costuma lesar ligamentos, meniscos e ossos. A gravidade de cada lesão do joelho está diretamente relacionada aos aspectos anatômicos e biomecânicos de cada indivíduo e, por esta razão, se torna indispensável o conhecimento básico das estruturas envolvidas. O objetivo do tratamento é que a conduta a ser empregada coloque o paciente, o mais precocemente, de volta a rotina ou ao esporte de origem, sem complicações.