Nutrição e Saúde Metabólica
O Nutrivieé® é um exame de Genética, feito pela saliva, que avalia 119 variantes do DNA distribuídas em 14 perfis. Ele faz um mapeamento genético para identificar como o seu organismo metaboliza determinados alimentos e substâncias, e aponta genes que podem influenciar no surgimento de doenças que poderão se manifestar dependendo do seu estilo de vida. Conhecendo o seu perfil genético, você poderá fazer mudanças positivas no seu cotidiano, promovendo assim, saldo positivo de saúde. Com isso, benefícios podem ser atingidos, já que será possível aperfeiçoar a sua dieta com a personalização de prescrições nutricionais individualizadas baseadas no seu perfil genético.
Conhecendo o seu perfil genético, você poderá fazer mudanças positivas no seu cotidiano, promovendo assim, saldo positivo de saúde. Com isso, benefícios podem ser atingidos, já que será possível aperfeiçoar a sua dieta com a personalização de prescrições nutricionais individualizadas baseadas no seu perfil genético.
1- GENES ASSOCIADOS À OBESIDADE
Avalia o perfil genético relacionado à predisposição à obesidade e que pode ser influenciado por fatores nutricionais. Verifica a adipogênese (processo de formação de células de depósitos de gordura corporal) por aumento de idade, pós gravidez, pós lipo... além de verificar a termogênese (processo de gasto calórico), o metabolismo, o comportamento alimentar e lipólise (quebra dos depósitos de gordura), o metabolismo do carboidrato entre outros.
2- REGULAÇÃO DO METABOLISMO LIPÍDICO
Os polimorfismos avaliados nesse perfil genético estão associados à maior risco de alterações no metabolismo de lipídios aumentando o risco do desenvolvimento de dislipidemias.
3- RISCO DO DESENVOLVIMENTO DE DIABETES MELLITUS TIPO 2
Verifica risco de diabetes do tipo 2 e de diabetes gestacional, além de fator de risco para resistência à insulina e síndrome metabólica.
4- HIPERTENSÃO ARTERIAL E SENSIBILIDADE AO SÓDIO
Verifica aumento de risco genético de Hipertensão arterial.
5- METABOLISMO DO FOLATO
Verifica o metabolismo de vitaminas do complexo B. O metabolismo do folato está intimamente relacionado com fator de risco para doenças cardiovasculares relacionadas a tromboses e embolias.
6- METABOLISMO DA VITAMINA D
Verifica o metabolismo da vitamina D e o aumento do risco de baixa densidade óssea e do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
7- METABOLISMO DE VITAMINAS
As vitaminas são substâncias orgânicas importantes para nosso metabolismo. Elas são divididas em vitaminas hidrossolúveis e vitaminas lipossolúveis.
8- MIND
Verifica polimorfismo associado com o perfil de neurotransmissores como Dopamina e Serotonina.
9- INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite. Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada.
10- INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN / DOENÇA CELÍACA
A Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca (SGNC) pode ser considerada quando o paciente apresenta intolerância ao glúten, mas a Doença Celíaca e a alergia ao trigo foram descartadas. Enquanto a Doença Celíaca tem base genética, a Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca é uma forma de intolerância sintomática ao glúten.
11- METABOLISMO DA CAFEÍNA
12- METABOLISMO DO ÁLCOOL
13- MODULAÇÃO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA, ESTRESSE OXIDATIVO E DESTOXIFICAÇÃO
Dentre os polimorfismos avaliados, verifica a resposta inflamatória, o estresse oxidativo, a capacidade antioxidante e as vias de detox. Verifica também o metabolismo de alguns minerais, além das doenças metabólicas como o diabetes e as cardiovasculares através da ativação de cascatas inflamatórias. Está relacionada com o processo de carcinogênese.
14- BIOENERGÉTICA
O metabolismo bioenergético é importante para geração de ATP para o funcionamento adequado do organismo. Verifica a ressíntese de ATP, a produção de Óxido Nítrico e as alterações com ciclo circadiano (alterações de padrões de sono). Verifica a termogênese, a biogênese Mitocondrial, à performance de endurance para saber se o indivíduo é apto a fazer exercícios de longa distância e por fim saber como é a recuperação pós exercícios intensos.