Dra. Martina Cattaccini Ritter

Dra. Martina Cattaccini Ritter


CRM/SP 158.251

Pediatria Integrativa | Alergia | Imunologia

Gestação Saudável - a visão do pediatra

Formação:

Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Especialização em Pediatria pelo Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP.

Especialização em Alergia e Imunologia pelo Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP.

Realiza pós graduação em Homeopatia pela ABRAH (Associação Brasileira de Homeopatia) e em Alergia Alimentar pela USP - Instituto da Criança.

Título de Pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria - RQE nº 64469

Título de Alergista e Imunologista Adulto e Infantil pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia- RQE nº 76345

Membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI) e Associação Brasileira de Homeopatia e Homotoxicologia (ABHH)

Curso de formação em Nutrição Clínica Funcional (Dra Denise Madi Carreiro)

Apaixonada por Nutrição Funcional :)

Atuação


Atua nas áreas de Puericultura, Pediatria Integrativa, Alergia e Imunologia, com enfoque especial à Medicina Preventiva e tratamento integrativo das doenças alérgicas e comuns da infância. Sua visão sistêmica das doenças permite a correlação dos aspectos imunológicos, endócrinos, neurológicos e psicológicos da criança. Utiliza métodos de modulação e otimização do sistema imune sendo capaz de promover maior prevenção em saúde, qualidade de vida e tratamento adjuvante para doenças crônicas.

Sua visão sistêmica das doenças permite a correlação dos aspectos imunológicos, endócrinos, neurológicos e psicológicos da criança. Utiliza métodos de modulação e otimização do sistema imune sendo capaz de promover maior prevenção em saúde, qualidade de vida e tratamento adjuvante para doenças crônicas.

Devido à importância dos PRIMEIROS MIL DIAS na vida de qualquer indivíduo, busca otimizar o cuidado com as crianças através do Projeto Gestação Saudável e do Projeto Criança Saudável na Visão Integrativa - Prevenção em Saúde Física e Emocional. Assim, visa minimizar os problemas de saúde da infância e a reduzir o risco de doenças crônicas na vida adulta. Por ter formação e título de especialista em Alergia e Imunologia Adulto, também realiza atendimento de pais, mães e gestantes.

Para geração de uma vida, nada melhor do que pai e mãe saudáveis antes de engravidar e gravidinhas que cuidam do corpo e da mente. Você pensa em engravidar? Comece a cuidar de você pelo menos 3 meses antes!!! Agende uma consulta e saiba como é possível preparar o corpo para receber um bebê!

O por quê de tudo isso: a trajetória!


“Fui uma criança alérgica, muito alérgica. Dermatite atópica, rinite, “bronquite”, dermatite de contato. Tinha infecções de repetição, sinusite crônica e fui operada 2 vezes por hipertrofia de adenóide e polipose nasal. Tenho alergia a antiinflamatórios. DREA e intolerâncias alimentares.

Eu me formei pediatra, alergista e imunologista. Descobri poucas respostas para as perguntas que tinha, especialmente em relação aos meus próprios sintomas. Via resultados bons, porém transitórios nos tratamentos que aplicava. Encontrei crianças cada vez mais doentes, cada vez mais cedo. Foi então que resolvi estudar outras opções terapêuticas: homotoxicologia (ABHH), homeopatia, nutrição funcional, laserterapia. Fiz cursos sobre microbiota intestinal, doenças auto-imunes e estudei a fundo a correlação do intestino com doenças sistêmicas (tanto metabólicas quanto comportamentais). Aprendi que as emoções e a resposta metabólica ao estresse prejudicam imensamente a saúde das pessoas e que isso reflete na saúde da criança.

Minha mãe, Dra Sofia Cattaccini, mulher extremamente batalhadora, estudiosa e inteligente foi protagonista da minha história de busca por respostas. Cansada de usar medicamentos com pouco resultado e ouvir que era “normal” ser alérgico nos dias de hoje, estudou anos e anos para tentar entender o que estava acontecendo comigo. Meu irmão mais velho, Murilo, teve problemas intestinais desde pequeno e foi ela quem descobriu suas intolerâncias ao glúten e ao leite de vaca. Ela é dentista, homeopata e acupunturista. Chegou a ser “padeira” por perceber que seus pacientes melhoravam muito quando otimizavam sua alimentação com alimentos menos industrializados e ricos em nutrientes. Em 2005 ela idealizou ela criou a primeira padaria funcional, sem glúten e sem leite do Brasil, chamada DIAITA. Nessa época, quase ninguém falava da importância dos micronutrientes, das intolerâncias alimentares e interação do microbioma com a saúde humana.

Trabalhei ao lado da minha mãe por 5 anos na Leben Klinik em seu endereço antigo, onde adquiri um imenso conhecimento sobre fitoterapia, medicina chinesa, odontologia biológica, terapias de bio-informação e acupuntura. O caminho foi longo e árduo. Venci preconceitos impulsionada pela melhora evidente demonstrada pelos meus pacientes. Descobri que o mundo precisa de mais pessoas como ela, que buscam por respostas e lutam pela saúde de seus filhos. Por ela e por toda as outras famílias que buscam respostas, aqui estou eu. Unindo ciência, prática clínica e terapias integrativas a fim de proporcionar excelência em saúde e prevenção de doenças. Com amor e muito prazer, Dra Martina Cattaccini”